domingo, 15 de novembro de 2020

CLUBE DE LEITURA CAPÍTULO 26 - O LEGADO DOS PAIS AOS FILHOS


LIVRO:O LAR ADVENTISTA PÁGINA 172 E 173


A lei da hereditariedade
A condição física e mental dos pais é perpetuada nos filhos. Esta é uma questão que não tem sido considerada devidamente. Sempre que os hábitos dos pais contrariam leis físicas, o dano que fazem a si mesmos se repetirá nas gerações futuras. ... 
Pela cultura física, mental e moral todos podem tornar-se coobreiros de Cristo. Muito depende dos pais. Depende deles se trarão ao mundo filhos que se mostrar uma bênção ou uma maldição. 
Quanto mais nobres os objetivos, mais elevados os dotes mentais e espirituais, e mais desenvolvido como faculdades físicas dos pais. Cultivando a parte melhor de si mesmos, os pais exercem influência no moldar a sociedade e erguer as gerações futuras. 

Muitos pais são lamentavelmente ignorantes
Os que têm a sua carga a propriedade de Deus na alma e corpo dos filhos formados a Sua imagem, devem erguer barreiras contra a condescendência sensual deste século que está arruinando a saúde física e moral de montantes. Se muitos crimes deste tempo pudessem ter revelada sua verdadeira causa, ver-se-ia que são atribuíveis à ignorância dos pais e mães que são indiferentes nesta questão. A saúde e a própria vida estão sendo sacrificadas nesta lamentável ignorância. Pais, se deixais de dar aos filhos a educação que Deus tornou vosso dever dar-lhes, tanto por preceito como por exemplo, tereis de responder a vosso Deus pelos resultados. Estes resultados não serão confinados meramente a vossos filhos, mas alcançarão gerações. Assim como um cardo que se deixa crescer no campo produz uma colheita segundo a sua espécie, os pecados cobrados de vossa negligência realizarão a ruína de todos que efetuam em sua esfera de influência. 
Males de intemperança são perpetuados
Vida de dissipação e o uso de vinho corrompem o sangue, inflamam como paixões e enfermidades de toda espécie. Mas os males não terminam aqui. Os pais deixam enfermidades como legado a seus filhos. Como regra, cada intemperante que gera filhos transmite à descendência suas inclinações e más tendências; outorga-lhes enfermidades de seu sangue corrupto e inflamado. Licenciosidade, doenças e imbecilidade são transmitidas como uma consequência de ais dos pais aos filhos e geração a geração, e isto traz angústia e sofrimento ao mundo e não é menos que uma repetição da queda do homem. ... 
E no entanto com que descuido ou indiferença homens e mulheres da presente geração se entregam à intemperança no comer e beber, deixando assim como legado às gerações futuras, enfermidades, intelecto debilitado, moral poluída. 
Há uma razão para compreensão e paciência
Pais e mães podem estudar o próprio caráter nos filhos. Podem muitas vezes ler humilhantes lições ao verem suas próprias imperfeições reproduzidas nos filhos e filhas. Enquanto procuram reprimir e correção nos filhos tendências hereditárias para o mal, devem os pais chamar em seu auxílio dupla paciência, perseverança e amor. 
Quando um filho revela maus traços de caráter herdados dos pais, deve enfurecer-se por esta reprodução de seus defeitos próprios? Não não! Vigiem os pais próprios iguais, evitando toda grosseria e rudeza, não venham estes defeitos a serem vistos uma vez mais em seus filhos. 
Manifestai a mansidão e docilidade de Cristo no trato com os pequenos caprichosos. Tende sempre em mente que eles receberam sua obstinação como herança do pai e da mãe. Então tratai com os filhos que herdaram os traços próprios de caráter. 
Devem os pais confiar implicitamente no poder de Cristo para transformar as tendências para o mal que foram transmitidas aos filhos. 
Tende paciência, pais e mães. Não raro vossa negligência do passado tornará difícil vossa tarefa. Mas Deus vos oferece força se nEle confiardes. Tratai sábia e bondosamente com vossos filhos. 


TEXTO QUARTA - FEIRA 18/11/2020



 

11 comentários:

  1. Educar um filho torna-se algo sério porque um filho é educado para Deus, visto que tudo a Deus pertence. Muitos pais não tem essa consciência de que tem em mãos um legado entregue pelo próprio Deus (os filhos). Muitos são relaxados na educação de seus filhos, transferindo a eles o próprio caráter defeituoso. Portanto os pais devem buscar sempre a Sabedoria que vem do alto diariamente ao educar os filhos, porque somente quando buscamos forças e auxílio em Deus teremos êxito na educação dos filhos e em todas as coisas.

    17/11/ 2020

    23:34

    ResponderExcluir
  2. Os pais devem educar Seus filhos no caminho certo.
    Os pais deixam legados aos filhos.
    Cido 18.11.20 04.28

    ResponderExcluir
  3. Os pais devem buscar de Deus sabedoria para educar seus filhos. Devem ter paciência, mansidão, docilidade,e acima de tudo ser bons exemplos para seus filhos. Pois muito do que somos acabamos passando para os filhos que serão iguais devido ao nosso comportamento, nosso geito de ser eles aprenderam e nos imitação.

    ResponderExcluir
  4. Grande influência os pais exercem sobre os filhos. Os filhos "copiam" quase que exatamente as ações e palavras dos pais. Muito cuidado se deve ter então os pais no exemplo que dão aos filhos. Se os pais têm maus hábitos e tendências negativas, devem buscar corrigirem-se, sendo assim, um modelo a quem os filhos poderão se espelhar.
    Sibele. 18/11/20 às 06:53.

    ResponderExcluir
  5. O legado que os país devem deixar aos filhos são encontrados na Bíblia, devemos deixar amor,carinho,sabedoria etc.

    ResponderExcluir
  6. os pais são espelhos dos filhos por isso os pais tem que ter sabedoria divina para criar seus filhos

    ResponderExcluir
  7. No mundo em que vivemos não é fácil criar filhos mas se os pais tiverem firme com Jesus tudo se torna mais fácil pois

    ResponderExcluir
  8. Amei as passagens. São conselhos riquíssimos para a orientação de nossas crianças. A parte que mais me tocou foi a que cita a hereditariedade de nossos traços de caráter, das tendências; pois os pequenos receberão traços nossos; assim, devemos hoje procurarmos ser a melhor versão de nós mesmos por meio de Cristo para que assim consigamos ter filhos sendo "benção" e não "maldição"

    18-11 | 22:02

    ResponderExcluir
  9. Incrivel como é sábio a autora. Por vezes devemos nos moldar antes de moldar as crianças, porque tentamos corrigir algo que nós mesmos transmitimos a elas.

    18/11 - 23:58

    ResponderExcluir
  10. É uma grande responsabilidade que Deus nos confiou então devemos sempre consultar o manual a bíblia .pois educar os filhos não é fácil 00:04

    ResponderExcluir